O que levar numa viagem: Lista de Viagem

Partilhe
O que Levar Numa Viagem Organização da Mala

Decidir o que levar numa viagem é mais difícil do que parece! Até os mais organizados podem deixar aquela peça de roupa tão necessária ou a imprescindível pasta de dentes para trás. Fazer as malas é uma arte e para dominar uma arte é preciso preparação! Por isso, seja a sua viagem de 2 ou 20 dias, não deixe de ver a nossa lista de viagem e saiba o que levar e como preparar as suas malas para evitar imprevistos fora de casa!

1. Faça uma lista de viagem

Preparação é tudo! Antes de começar a fazer as malas, é importante informar-se bem sobre o destino, especialmente o clima durante a sua estadia. Feito isto, organize a sua checklist de viagem: itens necessários primeiro (documentos e bilhetes, produtos de higiene, roupas adequadas para o clima e as ocasiões, sapatos), “itens-desejados-porém-dispensáveis” depois.

A lista serve não só para visualizar e preparar a organização da mala antes de começar, mas principalmente para verificar item por item durante e após o processo de arrumação das malas. Por isso, volte sempre à sua lista e vá marcando os itens que já tiver separado e guardado para ter a certeza de que nada ficou para trás.
Lembre-se: para viajar, menos é mais. Leve o mínimo que puder. Especialmente se é do tipo que não resiste a uns presentes e souvenirs…

2. Documentos e produtos de higiene sempre acessíveis

Tudo que sejam documentos e objetos que for utilizar antes de chegar ao seu destino, como escovas de dentes ou desodorizante, devem ficar nos compartimentos mais acessíveis da mala. Dê preferência aos bolsos externos, tendo atenção para que não estejam em espaços de onde possam cair eventualmente.

3. Dobrar roupas para viagem e arrumação da mala

O processo de organização deve ser este: escolher, separar, dobrar, guardar. Olhe para o seu roupeiro e pense um pouco sobre que roupas irá precisar para a sua viagem: formais, informais, mais frescas ou mais quentes. Pense logo nas combinações entre peças. Após escolhidas as roupas, separe por tipos – calças, camisolas, roupas íntimas. Priorize as peças que for utilizar primeiro, estas devem estar por cima. Para guardar, prefira enrolar ao invés de dobrar as roupas. Isto otimiza o espaço e a organização, além de facilitar a visualização em contraste com as pilhas de roupas (que ocultam as peças que ficam escondidas por baixo das outras).

Visualize o interior da sua mala em 4 partes (ou quantas forem necessárias) e organize as roupas nos blocos por ocasião, como por exemplo: casuais, pijamas, festa, meias e roupas íntimas.

4. Prepare-se para as roupas sujas

É comum focar naquilo que se pretende levar na viagem e esquecer que é preciso trazer da viagem! Por isso, prepare-se antecipadamente para lidar com as roupas sujas da viagem (principalmente se não tiver a certeza de que poderá passar numa lavandaria para lavar a roupa) e também para acomodar eventuais compras feitas no destino – sejam roupas ou presentes!

5. Otimize espaços

Nenhum espaço vazio será desperdiçado! Antes de mais, verifique as facilidades oferecidas no hotel (como secador de cabelo, kit de banho, etc.) para evitar levar objetos desnecessários que possam ocupar muito espaço. Além disso, pode dispor as meias e cuecas dobradas na copa dos sutiãs para aproveitar o espaço e manter a forma; e, se for levar cabos de aparelhos eletrónicos, pode guardá-los num estojo compacto (como uma caixa de óculos ou um estojo de lápis) para que não ocupem espaço a mais e acabem por se perder na mala.

6. Viaje confortável

Finalmente, não se esqueça de escolher bem a roupa que veste durante a viagem. As roupas para viajar devem ser práticas e confortáveis, principalmente se se tratarem de viagens longas. Caso viaje de avião, mesmo que escolha um destino quente, não se esqueça de levar uma camisola quente ou um casaco, pois as temperaturas em altitude nem sempre são as mais amenas.