Como Escolher a Máquina de Lavar Roupa Ideal em 10 Passos

Partilhe
Escolher Máquina de Lavar Roupa

Precisa de comprar uma máquina de lavar roupa? Pois saiba que existem diversos fatores a ter em consideração se quiser fazer uma boa compra e, claro, poupar dinheiro! Tipo de máquina, preço, capacidade, consumos, medidas, funcionalidades, programas, ruído…

A oferta é muita e variada, pelo que a escolha nem sempre é fácil. Felizmente, as marcas estão cada vez mais conscientes que a preocupação com os consumos terá que ser uma prioridade, não só por uma questão de limitação de custos, mas também por uma maior preocupação ambiental.

Lembre-se: escolher a máquina certa é uma forma de reduzir os consumos e economizar. Bastam 10 passos para fazer a escolha ideal! Siga as nossas dicas para poupar e saiba como escolher a melhor máquina de lavar roupa para si!

1. Escolha o Tipo de Máquina

  • Carregamento Superior

    Máquinas com carregamento superior podem ser mais apropriadas para espaços mais pequenos, uma vez que são mais estreitas que as de carregamento frontal. Se tem um espaço reduzido para colocar a máquina, esta poderá ser a melhor opção.

  • Encastradas

    As máquinas de encastre são também muito populares, ficando "escondidas" nos móveis. Lembre-se sempre de confirmar as medidas, de modo a garantir que a máquina se adapta ao espaço disponível. Esta solução poderá ter benefícios em termos estéticos, mas a nível de manutenção poderá ser mais complicado caso necessite, por exemplo, de verificar as ligações da máquina.

  • Lavar e Secar:

    Antes de optar por uma máquina de lavar e secar roupas, deverá considerar que esta escolha implica maiores consumos de eletricidade. Tem possibilidades de estender a roupa ao ar livre ou, em último caso, colocar um estendal portátil dentro de casa? Então talvez uma máquina de lavar com uma boa centrifugação seja suficiente. Além disso, tenha em atenção que nem todas as peças podem ir à maquina de secar.

  • Dupla Cuba

    Uma novidade mais recente no mundo das máquinas de lavar roupa são as máquinas "twin", ou seja, com duas cubas separadas. Assim, apenas num ciclo de lavagem poderá fazer dois programas distintos, um para tecidos mais resistentes e outro para peças mais delicadas. Tire o máximo partido da sua máquina e reduza os custos.

Nº Pessoas Kg Frequência de Uso Tipo de Peças Capacidade
1 3 a 5 Baixa (até 3 lavagens) Pequenas/médias Pequena
2 5 Baixa (até 3 lavagens) Pequenas/médias Pequena
3 a 5 6 a 8 Moderada (até 4/5 lavagens) Pequenas/médias Média
Mais de 5 8 a 10 Frequente (+ de 4 lavagens) Médias/grandes Grande

3. Avalie os Consumos

Os modelos A+++ implicam um investimento maior, inicialmente, mas poderão compensar em termos de rentabilidade no futuro, uma vez que assumem consumos consideravelmente mais reduzidos. Deverá ler a etiqueta energética com atenção para perceber os gastos de cada modelo vs o preço de mercado e perceber o que compensa no seu caso específico. Lembre-se que estas referências são apenas simbólicas, uma vez que os consumos dependem muito do programa escolhido, da carga colocada na máquina e da temperatura.

Ao fazer as contas com os gastos de água e eletricidade, deverá considerar um período de vida de cerca de 12 anos para a máquina.

4. Analise Programas e Funcionalidades

Verifique os programas disponíveis. Para poupar dinheiro em água e eletricidade, a máquina deverá ter opções de programas económicos, a frio e regulação da centrifugação.

A auto programação permite que a máquina possa lavar durante os períodos mais económicos da sua tarifa energética, para além de lhe facilitar o trabalho em termos de organização. Programe a máquina para as horas que lhe forem mais convenientes para que a lavagem pare, por exemplo, quando tem tempo para estender a roupa logo de seguida. Deixar a roupa muito tempo na maquina depois de lavada irá fazer com que fique mais engelhada e consequentemente mais difícil de passar, para além de ter tendência a ganhar um cheiro menos agradável.

Existem também máquinas que adequam a quantidade de água utilizada em função da quantidade de roupa de cada lavagem. Essa opção poderá ser uma vantagem caso tenha necessidade de fazer ciclos com cargas mais reduzidas, como por exemplo no caso de tecidos delicados.

Existem ainda outras funcionalidades extra que poderá ter em consideração na escolha da máquina, como funções para amaciar a roupa, reduzir os vincos, facilitar a passagem, tratamento anti alergénico, redutor de ruido, paragem a meio do ciclo, pré-lavagem, autolimpeza da cuba, bloqueio para crianças, deteção de anomalias, entre outras.

5. Observe o Interior

Ao escolher uma máquina de lavar, deverá também avaliar os materiais que a constituem. Observe o interior: que tipo de cuba tem a máquina? Os componentes mais comuns são o esmalte, o inox e a fibra. O inox é o material que permite uma maior resistência aos detergentes e à temperatura, o que resulta numa maior durabilidade. A fibra consiste num material mais leve, mas ligeiramente mais frágil. O esmalte revela-se normalmente a opção mais económica, apesar de ser mais atreito à acumulação de calcário. Existem também algumas máquinas com cubas produzidas com uma mistura de fibra e inox. Normalmente são as mais "equilibradas" em termos de durabilidade, uma vez que combinam a leveza com a resistência.

6. Considere a Capacidade de Centrifugação

Quanto mais rápida for a centrifugação, mais seca ficará a roupa e menos tempo precisará de deixá-la a secar. A maioria das máquinas apresenta uma capacidade de centrifugação entre as 400 e as 1400 rotações por minuto, com velocidade regulável. Ao comparar modelos, verifique se a centrifugação é regulável e qual a potência máxima e mínima de centrifugação.

Apesar de deixar a roupa mais seca, a centrifugação implica um maior consumo energético, pelo que deve, sempre que possível, reduzir ao máximo este processo, optando por secar a roupa de forma mais natural, exposta ao ar. Confirme ainda se a máquina de lavar tem a funcionalidade de desligar a centrifugação pois poderá ser útil em alguns casos.

7. Valorize a Tecnologia

O desenvolvimento tecnológico é inegável ao longo dos últimos anos e os eletrodomésticos não poderiam passar ao lado de toda esta inovação. Alguns modelos mais recentes permitem um maior acompanhamento e controlo das lavagens através de aplicações móveis. Conecte o seu telemóvel com a sua máquina e poderá descarregar novos ciclos de lavagem, controlar os consumos, resolver problemas e avarias, começar ou parar os ciclos em tempo real ou receber alertas no final do ciclo de lavagem, entre outras funcionalidades. São pequenos pormenores, mas poderão ser extremamente úteis, permitindo uma melhor organização, rentabilidade e poupança nas lavagens.

8. Tenha em Atenção o Ruido

Tenha em atenção o ruido da máquina. Mais de 56 decibéis são considerados ruidosos pelo que deverá preferir uma máquina que trabalhe entre os 52 e 55 decibéis, ou mesmo abaixo disso. Caso tenha que colocar a máquina a lavar durante a noite, o barulho poderá ser bastante incómodo para si e para os seus vizinhos, pelo que, quando possível, a escolha de uma máquina mais silenciosa é sempre uma vantagem.

9. Pense na Manutenção

Pense na manutenção da máquina. O filtro é facilmente acessível? A gaveta do detergente é fácil de remover? Não sendo necessariamente fatores de decisão, estes pequenos detalhes poderão ajudar num "desempate" entre dois modelos semelhantes. As máquinas de encastre, apesar de esteticamente mais bonitas, têm habitualmente uma manutenção mais difícil, por exemplo.

Existem também máquinas que têm programas de autodiagnóstico que lhe permitem perceber se existe alguma anomalia na mesma e corrigi-lo o mais brevemente possível, de forma a evitar danos maiores no aparelho.

10. Compare Preços

Por último, mas não menos importante, surge o fator preço. Após consultar e avaliar as nossas dicas sobre como escolher uma máquina de lavar roupa e optar pelo seu modelo ideal, deverá comparar o preço desse mesmo modelo em várias lojas.

A mesma máquina pode apresentar valores bastante díspares em diferentes fornecedores, em alturas específicas. Esteja a atento a promoções especiais, saldos e outras ofertas e tire a melhor vantagem dos mesmos. Boas compras!