Como Poupar Energia em 5 Passos Simples

Partilhe
Como Poupar Energia

É impossível imaginar a nossa vida sem energia elétrica, hoje. Os eletrodomésticos, telemóveis, portáteis e televisões certamente tornam o nosso quotidiano mais fácil e confortável. No entanto, podem representar um custo elevado ao fim do mês.

A boa nova é que é possível poupar energia com atitudes muito simples de serem adotadas no dia a dia, sem qualquer esforço. Pequenos gestos relativamente ao consumo de eletricidade em casa e que fazem uma grande diferença ao fim do mês e, especialmente, na poupança ao fim do ano!

Quer descobrir como poupar energia para poder aproveitar melhor a sua poupança em outros planos? Veja as dicas abaixo!

1. Consumo de energia em Stand By

Se o objetivo é poupar energia, é imprescindível desligar todos os aparelhos sempre que não estiver a utilizá-los. Isto porque mesmo aquelas pequenas luzes do modo de espera necessitam consumir energia para funcionar – e o que à primeira pode parecer irrisório, pode representar um gasto considerável ao final do ano.

Um exemplo muito comum são as boxes das televisões e aparelhos micro-ondas, que geralmente são deixadas no modo stand by enquanto as pessoas da casa estão fora ou a dormir. Por isso, ao terminar o que estava a fazer, prefira desligar os aparelhos diretamente na tomada (box, televisor, micro-ondas, consola, etc.) ao invés de deixar com a luz vermelha de stand by ligada.

2. Substitua as lâmpadas incandescentes por LED

Repensar a iluminação da casa é essencial para poupar energia. As lâmpadas tradicionais (incandescentes) utilizam mais energia para iluminar o ambiente, por isso é recomendável substituí-las por lâmpadas fluorescentes ou LED. As lâmpadas fluorescentes podem apresentar até 80% menos no consumo de energia comparativamente às lâmpadas tradicionais.

Em se tratar de consumo, as fluorescentes ainda estão à frente das lâmpadas halogêneas (geralmente utilizadas em iluminação embutida como em teto falso, chão ou paredes), mas as grandes campeãs em poupar energia são as lâmpadas LED. Além da economia, as lâmpadas LED têm outros pontos fortes a seu favor: a durabilidade é muito maior que as demais e os seus raios de luz não possuem infravermelho e ultravioleta, o que previne a descoloração ou outros tipos de danos nos objetos iluminados.

3. Desligue as luzes ao sair

Poupar luz é das coisas mais fáceis que pode fazer para reduzir a conta de energia: desligue as luzes não só sempre que sair de casa, mas sempre que deixar qualquer divisão. É um gesto simples e que pode representar uma grande poupança na conta de energia.

Se é do tipo esquecido e costuma deixar as luzes acesas por onde passa, pode tentar deixar bilhetes nos interruptores para se lembrar ao passar. Desligue as luzes ao deixar uma divisão e faça disto um hábito – pense em como poderá utilizar o dinheiro poupado em outras atividades que gosta, se isto ajudar a fixar a ideia!

4. Eficiência Energética dos Eletrodomésticos

Os eletrodomésticos, em especial os frigoríficos e as máquinas de lavar roupa e loiça, são os responsáveis pela maior parte do consumo de energia das casas. Por isso, escolher bem os eletrodomésticos da casa é a melhor decisão que pode tomar para poupar energia.

As etiquetas de eficiência energética indicam quão eficiente é o desempenho dos equipamentos relativamente ao consumo de energia. A escala vai do mais eficiente A+++ até os equipamentos que mais consomem, marcados com a letra D. Alguns equipamentos podem ter 10 níveis na escala, indo até à letra G.

Apesar de os equipamentos A+++ pareçam mais caros à primeira vista, estes representam uma economia relevante considerando a sua utilização ao longo da vida útil do eletrodoméstico. Veja como escolher a máquina de lavar roupa ideal e como poupar ao lavar a roupa.

5. Economizar na Cozinha

Na cozinha estão concentrados vários equipamentos que somam uma boa parcela da conta de energia, portanto aqui estão algumas dicas valiosas para poupar energia na cozinha!

Primeiramente, sempre que for cozinhar, retire do frigorífico de uma única vez todos os ingredientes que necessita. Abrir a porta do frigorífico regularmente aumenta em muito o consumo de energia dado a perda de refrigeração que exige mais potência do equipamento para repor.

Em segundo lugar, prefira sempre utilizar o micro-ondas invés do forno elétrico. Outra medida em relação ao forno é desligar o aparelho 5 a 10 minutos antes de terminar o tempo de cozimento, pois o calor acumulado no interior é suficiente para terminar a cozedura do alimento, permitindo-lhe poupar uma boa quantidade de watts.