Como Lavar Roupa: 15 Dicas de Poupança

Partilhe
Separação das Peças para Lavar Roupa na Máquina

Lavar roupa é uma tarefa básica na rotina do lar e, como todas as tarefas do género, implica o investimento de algum tempo e dinheiro. Custos com eletricidade, água, detergentes, amaciadores, eletrodomésticos... Esforço para separar roupas, coloca-las na máquina, estendê-las, passa-las, dobrá-las… Uff!

A boa notícia? Existem vários truques para lavar roupa nos quais pode economizar tempo e poupar dinheiro. Ao seguir as nossas Dicas para Ganhar, poderá organizar melhor as suas rotinas e desfrutar de mais momentos especiais junto dos amigos, família ou daquela pessoa tão especial. Consulte as nossas fantásticas dicas de poupança e descubra como lavar roupa de forma mais fácil, rápida e económica!

1. Compre a Roupa "Certa"

Ao escolher roupas, não compre por impulso, seja racional. Pense nas peças que já tem, de forma a maximizar as combinações possíveis. Ter menos roupa possibilita fazer ciclos de lavagem mais organizados.

Opte preferencialmente por peças fáceis de lavar. Peças que exijam lavagem a seco, por exemplo, podem envolver um maior custo e tempo despendido. Se possível, deverá também dar primazia a tecidos que se amarrotem menos, assim irá poupar tempo a passar a ferro e reduzir o consumo energético. Tecidos como a lycra, o poliéster e algumas malhas têm tendência a manter a sua forma original, sem necessitar de passagem a ferro.

2. Escolha uma Máquina com Consumos Económicos

Escolher uma máquina de lavar roupa é uma decisão que requer alguma ponderação. Atualmente, existem diversas marcas e formatos, cada uma com caraterísticas específicas, pelo que o processo de escolha poderá ser algo complicado. Privilegie máquinas mais económicas e com consumos mais reduzidos (A+++). Para garantir que faz a opção mais acertada, siga as nossas dicas e descubra como escolher a máquina de lavar roupa ideal para si!

3. Truques Pré-lavagem

Em vez de colocar um programa de pré-lavagem na máquina de lavar roupa, opte por deixar a roupa de molho durante algumas horas. Isto vai facilitar a remoção de nódoas na lavagem e possibilitar a utilização de programas com água mais fria, logo, mais económicos.

Ao colocar a roupa para lavar, tenha o cuidado de não a colocar do avesso. Isto irá poupar-lhe tempo no processo pós-lavagem (estender a roupa, dobrar, etc). Sempre que for lavar casacos ou camisas, feche-as antes de as colocar na máquina. Deste modo irá fazer com que fiquem menos amarrotadas e facilitar a passagem a ferro e arrumação da roupa.

4. Controle os Programas

Ao lavar roupa na máquina, opte por programas mais curtos. De uma maneira geral, os programas económicos são suficientes para deixar as suas roupas limpas e perfumadas. Do mesmo modo, grande parte das peças pode ser lavada a baixas temperaturas. Atualmente, os detergentes são desenvolvidos com fórmulas mais eficientes que promovem uma limpeza eficaz mesmo a temperaturas baixas. Reserve programas longos e com temperaturas altas para roupas que necessitem de uma lavagem mais profunda. Sempre que possível, reduza a centrifugação. Deste modo as roupas irão ficar menos engelhadas e conseguirá reduzir o tempo que perde a engomar… assim como o consumo energético!

5. Maximize a Carga da Máquina

Potencie ao máximo a capacidade da sua máquina. Caso queira lavar roupa branca, por exemplo, e vir que tem poucas peças, deverá esperar um pouco até juntar mais roupa para que consiga efetuar os ciclos aproveitando a capacidade máxima de lavagem. Após colocar a roupa no tambor, deverá garantir que existe uma pequena margem até ao tampo (cerca de um palmo), para permitir que a roupa rode normalmente, promovendo uma melhor limpeza e evitando que se amarrote demasiado.

Saber como lavar roupa na máquina é essencial. Separe as roupas por cores e por tipo de tecido, de forma a otimizar o melhor possível as suas lavagens. Não se esqueça de consultar as etiquetas da roupa para perceber a composição dos tecidos. Assim, para além estar a proteger as suas roupas, estará a poupar dinheiro.

6. Poupe no Detergente

Utilize a quantidade certa de detergente. Confirme sempre na embalagem a dose recomendada. Utilizar detergente a mais não irá deixar a roupa mais limpa, pelo contrário, possibilita a retenção de resíduos e poderá fazer com que tenha que lavar as peças mais do que uma vez. Para além de gastar uma quantidade superior de detergente, levará a um custo maior em termos de consumo de água e eletricidade.

Mais que uma forma de economizar, poupar água é uma responsabilidade ambiental. Seja consciente nos consumos. Siga as nossas dicas e aprenda como poupar água.

7. Racionalize o Número de Lavagens

Tenha bom senso na lavagem da roupa e, se possível, reduza o número de lavagens. Existem peças que não têm necessariamente que ser lavadas após uma única utilização, como por exemplo pijamas, casacos, etc. Faça uma seleção e perceba que peças precisam efectivamente de ser lavadas. Ao reduzir o número de lavagens estará, por um lado, a prolongar a durabilidade das suas roupas e, por outro, a economizar dinheiro.

8. Não Descure a Manutenção da Máquina

Certifique-se que a sua máquina é bem cuidada. A escolha de produtos de qualidade é um fator importante a ter em conta na manutenção da máquina. Mantenha o reservatório de detergente limpo e certifique-se que os filtros estão desimpedidos. As fugas de água podem levar a consumos elevados, pelo que é essencial que vá vigiando o estado da sua máquina.

9. Evite a Máquina de Secar

Sempre que possível, evite secar roupa na maquina de secar e opte por estendê-la na corda. Deverá estender a roupa logo após o final da lavagem, pois irá fazer com que fique menos amarrotada e, consequentemente, economizar tempo e energia para passar a ferro. Caso necessário, poderá utilizar um estendal dobrável: não ocupa espaço quando está fechado e possibilita a secagem da roupa mesmo quando o mau tempo lá fora não o permite. Ao estender a roupa ao ar livre ou mesmo dentro de casa, irá poupar energia e prolongar a durabilidade das suas roupas.

10. Tente Métodos de Limpeza Mais Caseiros

Tirar nódoas pode não ser uma tarefa fácil. No entanto, em alguns casos, existem truques caseiros que poderão ajudar a salvar as suas roupas. Sabia que poderá utilizar, por exemplo, acetona para ajudar a tirar nódoas de vinho? Ou bicarbonato de sódio para remover nódoas de chocolate? Antes de investir na lavandaria, investigue um pouco mais e descubra como poderá lavar roupa utilizando métodos mais alternativos (para além do seu detergente habitual).

11. Desligue as Máquinas

Desligue sempre a máquina da roupa, não a deixe em standby. Isto aplica-se também aos outros eletrodomésticos como uma boa prática na poupança de energia. Manter os aparelhos elétricos em standby origina um gasto desnecessário de eletricidade. Pode parecer pouco, em termos individuais, mas se fizer desta prática um hábito e a utilizar nos diversos dispositivos elétricos, conseguirá perceber algumas diferenças na sua fatura.

12. Evite Passar a Ferro

Passar roupa a ferro é um trabalho moroso que implica custos de energia algo elevados. Assim que apanhar a roupa, selecione as peças que necessitam de ser passadas a ferro e dobre as restantes. Verá que uma parte considerável da sua roupa não necessita de ser passada. Tecidos como a licra, o poliéster e algumas malhas são fibras que habitualmente dispensam a passagem a ferro, pois não se amarrotam facilmente. Para as peças que necessitam mesmo de ser engomadas, poderá retirá-las do estendal ainda um pouco húmidas, pois irá facilitar a passagem.

13. Organize o Roupeiro

A arrumação da roupa é essencial. Certamente que tem diversas roupas no seu roupeiro que já não usa e que podem ser doadas ou mesmo vendidas. Desta forma, poderá juntar algum dinheiro e/ou ajudar quem mais precisa. Além disso, irá ficar com um roupeiro mais arrumado e organizado, facilitando a combinação das peças e a sua manutenção.

14. Evite a Lavandaria

Antes de levar peças à lavandaria, pense duas vezes. A maioria das roupas podem ser lavadas na máquina, basta ter algum cuidado e escolher o programa certo. Estude sempre as etiquetas das roupas para perceber se pode ou não lavar os tecidos em casa e como fazê-lo. Para peças que não cabem mesmo na máquina, ou caso tenha que tirar nódoas mais difíceis, opte por lavandarias industriais, pois conseguem preços mais acessíveis.

15. Aproveite o Melhor das Tarifas da Eletricidade

Tire o melhor partido do seu tarifário de eletricidade. Se tiver uma tarifa com horário económico, utilize essas horas para efetuar as lavagens. Estabeleça rotinas e organize-se o melhor possível para que todo o processo fique mais automatizado. Algumas máquinas são programáveis, pelo que poderá estabelecer os programas com toda a comodidade nas horas mais vantajosas para si e para o seu tarifário elétrico. Assim, para além de poupar tempo, irá poupar dinheiro.